Comprar um imóvel na planta é tentador, especialmente quando considerando a estratégia e o discurso de marketing do vendedor. Sem um imóvel físico para visitar, os possíveis compradores se baseiam em ideias e planos de representações do que a propriedade promete ser.
Existem algumas diferenças importantes ao comprar um imóvel na planta em comparação com um imóvel que já existe, isso cria todo um conjunto de prós e contras a serem considerados. Comprar um imóvel na planta – especialmente um que você planeja alugar em vez de morar – engloba riscos e desafios que você precisa conhecer antes de tomar esta decisão.
Prós de comprar um imóvel na planta
Descontos no preço de compra
Se você chegar cedo o suficiente para encontrar um bom imóvel ainda na planta, poderá receber um desconto no preço de compra da propriedade. Em alguns casos, se o empreiteiro estiver desesperado para vender, você também poderá pleitear um desconto no preço de compra.
Crescimento de capital
Em um mercado em alta, comprar na planta também pode ser uma boa estratégia, porque você só precisa fazer um depósito e ir liquidando as parcelas com o tempo, o que, em tempos de inflação, é realmente uma boa ideia. Se o valor de mercado subir nesse meio tempo, você pode obter um ganho de capital investindo um baixo capital inicial. Algumas pessoas até vendem suas propriedades antes da liquidação e ainda assim obtêm um lucro inesperado.
Benefícios fiscais
Se você for comprar para fins de investimento, poderá receber benefícios fiscais. Certifique-se de consultar um contador ou advogado primeiro, para determinar se você é elegível para algum ou vários benefícios.
Poupança na Caixa ou Banco do Brasil
Muitos governos estaduais oferecem incentivos para os primeiros compradores de casas comprarem casas recém-construídas. Visite o site do governo, da Caixa e do Banco do Brasil para entender se você tem direito a uma redução do IPTU por comprar na planta.
Concessões do primeiro comprador de casa
Se você estiver comprando sua primeira casa, poderá se qualificar para o programa Minha Casa Minha Vida. Você não precisa necessariamente comprar pelo programa, mas vale a pena ter em mente ao avaliar suas opções. As regras e os valores dos subsídios variam de acordo com o estado e a condição financeira do possível comprar, portanto, verifique sua elegibilidade com cuidado.
Garantia do construtor
Novas propriedades geralmente vêm com garantia do construtor. Como a garantia funciona e o que ela cobre variam de acordo com a localização do imóvel, por isso é importante verificar cuidadosamente se comprar na planta te dá alguma garantia.
Tempo
Não é sempre que você pode ganhar mais tempo para colocar suas finanças em ordem ao mergulhar no mercado imobiliário, no entanto, comprar um imóvel na planta pode te permitir esse privilégio. Geralmente, você precisará fazer um depósito de 10% como base para garantir o contrato e, enquanto isso, pode usar o tempo de construção estendido para ir amortizando o saldo pendente.
Contras de comprar um imóvel na planta
Baixo valor da propriedade
Geralmente só é possível avaliar o imóvel na conclusão da construção e às vezes o valor final pode ser menor do que o esperado. Isso pode afetar sua relação empréstimo/valor, que é o valor que você precisa tomar emprestado calculado como uma porcentagem da avaliação do imóvel.
Quando você compra um imóvel que já existe, ele já passou por outros proprietários antes e há vendas locais comparáveis para usar como guia de preços, o que faz muito mais fácil avaliar. Quando você compra uma propriedade na planta, as vendas comparáveis são muito mais difíceis de fazer.
A empreiteira declara falência
Algumas coisas na vida que estão fora do seu controle. A construção de uma propriedade pode não ser concluída por vários motivos, mas às vezes pode ser porque a empreiteira faliu. Nesse caso, os compradores normalmente perdem seu depósito porque precisam esperar na fila com todos os outros credores.
Embora pesquisar as condições do mercado imobiliário seja importante, também é necessário que os compradores façam sua devida diligência no empreiteiro antes de assinar um contrato. Isso é necessário, pois o maior risco que os compradores em potencial enfrentam ao comprar na planta é perder seu depósito se o empreiteiro entrar em falência.
Os compradores que desejam comprar na planta devem pedir ao empreiteiro evidências de projetos anteriores, entrar em contato com pessoas que o contrataram anteriormente, verificar se há relatos negativos na mídia e, se possível, visitar projetos anteriores para avaliar a qualidade do trabalho.
Construção excede a ‘cláusula de caducidade’
Não é incomum que a construção do imóvel se atrase devido a problemas inesperados. Geralmente, se sua nova casa não for concluída a tempo, é provável que haja aumento de custos ou inconveniências, como pagar mais aluguel, dependendo de suas condições de vida.
Um dos riscos mais significativos com a compra na planta é que os empreiteiros evocam a cláusula de caducidade, uma declaração no contrato de venda que efetivamente estabelece um limite de tempo para a validade do contrato. Caso o empreiteiro não conclua o projeto na data prevista na cláusula de caducidade, o contrato é declarado nulo e o depósito é devolvido ao comprador.
Se houver a probabilidade de que sua propriedade demore mais do que o esperado, certifique-se de que seu empreiteiro atualize seu contrato para que a data de vencimento caia após a conclusão da construção.
Sua situação financeira pode mudar
Se as circunstâncias mudarem antes que sua solicitação final seja aprovada, seja sua renda pessoal ou o ambiente econômico mais amplo, talvez você não consiga o empréstimo do valor para o qual foi pré-aprovado, o que pode deixar um buraco no seu planejamento.
Suas expectativas podem não ser atendidas
Ao comprar na planta, você não consegue ver fisicamente o que está comprando, o que significa que pode não receber o que esperava ou o que foi prometido pelo empreiteiro. Sua nova casa pode até ser menor do que você imaginava. Se este for o caso e o tamanho da sua nova casa for mais de 5% menor do que nos planos e no contrato, você tem o direito de renegociar o preço.
Dicas para comprar um imóvel na planta
-
Minimize seus riscos ao comprar um imóvel na planta realizando uma extensa pesquisa sobre o histórico do empreiteiro, o contrato e o próprio plano. Você também pode verificar com o empreiteiro se ele oferece benefícios ou descontos.
-
Certifique-se de ter seu financiamento pré-aprovado, para que você esteja em uma posição forte para negociar com os empreiteiros e possa fazer um acordo quando necessário.
-
Entenda o processo envolvido para corrigir quaisquer defeitos que foram identificados quando sua propriedade foi concluída.
-
Certifique-se de estar preparado para o caso de o empreiteiro falir antes de concluir o projeto.
-
Leia os termos e condições cuidadosamente antes de assinar qualquer contrato – é uma boa ideia procurar aconselhamento de contador ou advogado antes de assinar a linha pontilhada para que você possa entender quaisquer custos ou riscos envolvidos.