Não existe uma regra rígida quando os inquilinos perguntam: “O que o proprietário pode tirar do depósito caução?”, Pois isso varia de caso a caso.
No entanto, existem alguns motivos comuns pelos quais os depósitos não são devolvidos.
Após a saída do inquilino, os proprietários podem fazer deduções de depósito pelos seguintes motivos:
Aluguel não pago
Existem inúmeras razões pelas quais os inquilinos podem não conseguir pagar o aluguel.
No entanto, embora algumas circunstâncias estejam fora de controle, o aluguel perdido ou retido é uma razão justificável que pode autorizar o proprietário a tirar do depósito caução.
Muitos proprietários preferem deduzir dinheiro do depósito, em vez de atender ao inquilino com um aviso de despejo.
Se seu inquilino deve mais do que o valor do depósito, você pode entrar com uma ação legal, e um tribunal pode decretar que pague o valor total.
Isso implicará em honorários legais próprios, portanto, você precisa pensar se isso faz sentido financeiramente.
Danos graves à propriedade
Seja na propriedade em si, como janelas quebradas ou móveis quebrados, danificar a propriedade contradiz os termos do contrato de locação.
Portanto, os proprietários podem deduzir a quantia apropriada do depósito. Imprudência é algo a ser levado a sério!
Itens perdidos ou quebrados
Uma das principais razões para os proprietários não devolverem os depósitos é a falta dos itens que constavam originalmente no imóvel. E o custo destes pode ser deduzido no final da locação!
O inventário definirá quais itens foram incluídos na propriedade e suas condições. Portanto, no para a garantia do proprietário, é essencial um inventário detalhado.
Limpeza
No mundo das disputas de depósito de aluguel, a limpeza pode ser uma grande fonte de desacordo entre proprietários e inquilinos, principalmente porque todos temos definições diferentes do que é “limpo”.
Por exemplo, se foi negociado no contrato de locação que o inquilino pagaria por um tapete profissional limpo depois de manter animais de estimação na propriedade, isso deve ser mantido.
Se não o fizerem, o proprietário pode tirar do depósito. Para um proprietário, a limpeza é de responsabilidade do inquilino.
Manutenção geral
A manutenção geral pode ser difícil porque é um termo vago. Porém, o uso indevido pode resultar em uma dedução de depósito.
Por exemplo, se algum equipamento tiver sido deliberadamente negligenciado, o proprietário terá que pagar para repará-lo antes do início do próximo aluguel.
Danos causados por animais de estimação
Proprietários e animais de estimação têm um relacionamento tenso. No entanto, como 44% dos domicílios brasileiros possui um animal de estimação, os proprietários tiveram que se adaptar a esta realidade.
Antes do início da locação, aqueles com animais de estimação geralmente concordam em pagar um depósito mais alto ou o custo de uma limpeza profissional. Mas isso não torna aceitável qualquer dano causado pelos animais.
Redecoração ruim
Se um inquilino decide redecorar a propriedade sem antes perguntar, isso pode violar o contrato de locação. Como resultado, você poderá deduzir dinheiro do depósito para recuperar a sala de volta à sua condição anterior.
Como alternativa, se você permitir que um inquilino redecore, mas ele fizer um mau trabalho, também poderá solicitar custos para uma redecoração.
Quando os inquilinos podem abrir uma disputa pelo depósito?
Os inquilinos têm muitas responsabilidades, como acompanhar o pagamento do aluguel e cuidar da propriedade. E ainda assim estão sempre se perguntando “meu locador pode reter o meu depósito?” A resposta é sim, mas dentro do razoável.
Como mencionado anteriormente, o desgaste razoável não é um motivo para reter o dinheiro dos inquilinos.
A definição de desgaste normal é difícil, por isso é essencial considerar o próprio arrendamento, como a quantidade de inquilinos e o tempo de ocupação.
Para os proprietários, o que é considerado desgaste normal pode ser uma área cinzenta. Portanto, você precisa justificar qualquer reivindicação de depósito feita.
Sua propriedade permanecerá em uso por um certo período de tempo. Portanto, embora não haja regras para o que é “razoavelmente aceitável”, você não pode esperar que ela esteja como nova ao final do contrato.
Como fazer uma reivindicação de depósito
Se você estiver fazendo uma reivindicação, escreva para o inquilino e explique exatamente o motivo.
Os inquilinos precisam entender seus motivos. As disputas de locação precisam ser claramente comunicadas entre as duas partes.
Se eles concordarem com o seu raciocínio, você não precisará passar por um serviço de disputa. No entanto, é provável que discordem.
Um serviço de disputa será fornecido gratuitamente pelo esquema de depósito de locação que você usou. Muitas vezes, pode ser difícil encontrar uma resolução de disputas, no entanto, o uso de um serviço profissional garante que seja justo.
Check list para o inquilino
- Faça um inventário – Pode parecer uma tarefa cansativa e bastante pedante, mas documentar a condição da propriedade pode fornecer evidências vitais.
- Pagar contas pendentes e alugar.
- Faça uma prova documentada das leituras do medidor antes de sair.
- Cobrir pequenos reparos, como lâmpadas quebradas e buracos nas paredes.
- Faça você mesmo um contrato de locação ou chame um profissional.
- Certifique-se de que o jardim tenha o padrão de quando você se mudou.
- Desodorize o tabaco e os odores dos animais.
- Limpe todo o lixo e tudo o que é seu.
- O proprietário tem dez dias para devolver seu depósito ou entrar em contato com você.
- Entenda o que é desgaste razoável e o que é dano.
- No caso de uma disputa, permanecer calmo e razoável é sempre o melhor caminho.
- Forneça todas as suas evidências de maneira organizada. A decisão final não poderá ser contestada.