Se você investiu em uma propriedade que pretende alugar, conhece e valoriza a importância de economizar dinheiro sendo proprietário.
É seu trabalho garantir que os apartamentos sejam preenchidos, que os inquilinos estejam felizes e que você encontre uma boa rentabilidade nesta equação.
Mas, você sabe, é muito mais difícil do que parece, mesmo para propriedades de aluguel que obtêm um bom lucro com seus investimentos.
Esteja você lidando com uma propriedade lucrativa ou se esforçando para sobreviver, essas dicas de gerenciamento de dinheiro com certeza vão ajudar você a ter sucesso.
Comece com um bom imóvel
Mesmo o melhor gerenciamento de dinheiro do mundo não ajudará se você comprou um imóvel que dá muita dor de cabeça.
Algumas propriedades são antigas ou foram construídas de forma inadequada, entretanto, isso as torna muito mais propensas a ter problemas.
Tente evitar a compra de um imóvel alugado que tenha sinais claros de manutenção extra necessária. Esses sinais podem incluir, por exemplo:
- Problemas no telhado
- Encanamento e fiação desatualizados
- Rachaduras no porão, paredes, teto ou fundação exposta (indicadores de problemas de fundação)
- Tapume rachado, deformado ou moldado
- Sinais claros de danos causados pela água
- Todos esses sinais indicam que você gastará muito em manutenção nos próximos anos. Isso pode não ser um problema se você comprou a propriedade a um preço extremamente acessível e está preparado para lidar com o custo, mas faz muita diferença quando você está lidando com propriedades mais novas que estão em melhor forma.
Negocie com agentes ou faça você mesmo
Não se case com o primeiro agente que você vê, mas compare para ter certeza de que está obtendo o melhor negócio possível e pense cuidadosamente se você precisa ou não de serviços de gerenciamento de propriedades.
Enquanto alguns proprietários preferem que o agente gerencie todos os aspectos de seus relacionamentos com inquilinos, outros, certamente, optam por que eles simplesmente encontrem novos inquilinos e deixem a administração da propriedade para eles.
Como alternativa, você pode optar por não usar um agente. Não há nada que o impeça de executar essas tarefas, embora você deva se familiarizar com os procedimentos de referência de inquilino adequados, se decidir seguir esse caminho. E pode contar com Rentila nessa empreitada!
Escolha o seguro com cuidado
A contratação de uma boa apólice de seguro é uma das medidas mais importantes para economizar dinheiro sendo proprietário.
O seguro do proprietário tem o potencial de economizar quantias enormes no caso de um incidente.
Esta é uma despesa necessária que certamente poderá resultar em grandes economias mais tarde. Se houver um incêndio, inundação ou outro incidente causado por um desastre natural, você será salvo do pagamento pela maioria dos reparos.
Para garantir que você aproveite ao máximo a condição de segurado, verifique se ela possui cobertura adequada. Você também pode economizar dinheiro no processo de inscrição, por exemplo, procurando descontos para novos clientes e outros créditos de associação
Seja um excelente proprietário
Uma das melhores maneiras de garantir lucros com seu imóvel alugado é ser um ótimo proprietário, o que exige paciência, disciplina, ótima comunicação, compaixão e paixão.
Basicamente, quando você mostra aos inquilinos que investiu no conforto deles, eles ficam felizes em pagar preços de aluguel mais altos.
Quanto mais ágil você for com manutenção e comunicação, mais poderá cobrar pelo aluguel.
Atenção ao escolher o inquilino
Uma das maneiras mais rápidas de perder dinheiro com um aluguel é conseguir um inquilino ruim. Mas se você deseja receitas estáveis com solicitações de manutenção mínimas, a triagem de inquilinos é uma obrigação.
As melhores maneiras de executar avaliações de inquilino incluem:
- Fazer as perguntas certas quando conhecer os candidatos.
- Executar uma verificação de crédito.
- Pedir referências e entrar em contato com elas.
- Conhecer o inquilino pessoalmente.
Compre de segunda mão
Se você estiver mobiliando a sua propriedade, considere investigar as muitas opções de segunda mão.
Redes populares como Ponto Frio e Magazine Luiza nem sempre são mais baratas. Em vez disso, muitas vezes você pode encontrar grandes pechinchas em leilão, ou mesmo gratuitamente através de doações.
Desde que os itens sejam de boa qualidade, não há nada que o impeça de encher sua propriedade com móveis de segunda mão.
Não economize na manutenção
Ao atrair profissionais, é importante pensar em custos e também em análises. Não escolha o primeiro que encontrar e não escolha o mais barato.
Você precisa que o trabalho seja feito corretamente e que seja barato. Se você está pensando em fazer você mesmo, faça um bom trabalho. Ou do contrário terá de revisar o mesmo problema em alguns meses.
Às vezes, o custo de contratar um profissional sai mais em conta do que o tempo gasto com isso.