Qual o segredo para uma relação bem-sucedida entre locatário e locador? A chave para esta pergunta é fazer o seu inquilino se sentir em casa. Afinal, se um inquilino se sentir seguro e estabelecido, ele será mais feliz e mais saudável e terá mais probabilidade de cuidar bem da propriedade e permanecer no local por muito tempo. E não é esse o Santo Graal para qualquer proprietário? Quem não quer um inquilino confiável que mantenha o lugar arrumado, pague o aluguel em dia e permaneça no local por anos? Agora você vai saber.
Limpe bem a propriedade
As primeiras impressões são importantes. Quando os seus inquilinos mudam-se pela primeira vez para o seu novo apartamento ou casa alugada, pretendem que este momento seja o mais livre de preocupações possível. Uma maneira de evocar esse sentimento e fazer seu inquilino se sentir em casa é assegurando-se de que a propriedade esteja bem limpa antes de os inquilinos se mudarem.
Além de fazer com que os inquilinos se sintam à vontade, há duas razões muito práticas para garantir que a propriedade esteja impecável. Quando você entrega as chaves para seus novos inquilinos, e a propriedade brilha, isso estabelece a expectativa de que você prevê que a propriedade estará em condições igualmente boas no final do contrato.
Para garantir que a propriedade esteja limpa, você precisará planejar com antecedência. Independentemente de quão bons são os inquilinos anteriores, é provável que o imóvel alugado exija alguma limpeza profunda adicional, uma vez que esteja vazio e todos os móveis sejam removidos. Você pode fazer isso sozinho ou contratar uma equipe de limpeza profissional para limpar completamente a unidade. Se você estiver contratando alguém para limpar a unidade para você, é importante agendar isso com antecedência. Os profissionais de limpeza ficam muito ocupados no final do mês, o que pode limitar suas opções se você não tiver planejado com antecedência.
Informe sobre as contas
Pelo menos uma semana antes de seus locatários se mudarem para sua propriedade, é uma boa ideia fornecer a eles as informações de contato dos fornecedores de serviços públicos locais. Fornecer a seus inquilinos esses detalhes tem duas vantagens. Em primeiro lugar, seus inquilinos podem ligar para as empresas de serviços públicos para garantir que todos os serviços públicos estarão ativados e disponíveis quando eles se mudarem para o apartamento ou casa alugada.
Não há nada pior do que se mudar para uma nova propriedade e perceber que o gás não está ligado e o aquecedor de água quente não está fornecendo água quente para o chuveiro. A segunda vantagem traz benefícios para você. Quando os inquilinos ligam para a concessionária, eles podem configurar suas informações de pagamento. Isso garante que as contas estejam nos nomes dos inquilinos e nas informações de cobrança no momento da mudança.
Explique sobre o estacionamento
Seus inquilinos têm veículos? Eles precisam fazer algo especial para estacionar dentro ou perto da sua propriedade? Se os inquilinos vão estacionar nas ruas de grandes cidades, como São Paulo ou Rio de Janeiro, eles precisarão registrar seus veículos e obter adesivos de estacionamento especiais que lhes permitam estacionar em certas áreas da cidade. Se a sua unidade alugada estiver em um prédio de condomínio, os inquilinos precisam registrar seu veículo no prédio? Há alguma informação de que seus inquilinos precisarão para permitir que os hóspedes estacionem no apartamento alugado ou próximo a ele?
A questão do estacionamento pode ser uma das partes mais confusas de se mudar para um novo imóvel alugado. Provavelmente, você já está familiarizado com tudo e fornecer essas informações aos seus inquilinos com antecedência os ajudará a evitar muitas dores de cabeça.
Facilite dados de contato
Antes de seus inquilinos se mudarem, você deve certificar-se de que eles tenham todas as informações de contato de que possam potencialmente precisar. Você deve comunicar claramente aos seus inquilinos quem eles devem entrar em contato com perguntas sobre a propriedade e quem eles devem notificar sobre problemas de manutenção.
Ao fornecer essas informações de contato aos inquilinos, pode ser útil definir expectativas com eles sobre quando eles podem esperar respostas de você ou de seu encarregado de manutenção. É uma boa ideia pensar sobre seus novos inquilinos e como eles querem essas informações. Alguns inquilinos preferem esta informação por email ou que lhes seja enviada por mensagem de texto, enquanto outros inquilinos preferem que este email seja impresso para que possam guardar na porta da geladeira. Você pode enviar todas essas informações (serviços públicos, estacionamento, seguro do locatário, informações de contato e muito mais) em uma carta de boas-vindas ao locatário.
Prepare um pacote de boas-vindas
Quando novos inquilinos estão se mudando para o seu imóvel alugado, há muitas coisas em suas cabeças. Um pequeno pacote de boas-vindas não custará muito, mas pode deixar uma impressão positiva duradoura em seus inquilinos. Além de uma nota de boas-vindas personalizada, alguns itens que você pode incluir em um pacote de boas-vindas incluem:
- Papel higiênico
- Toalhas de papel
- Limpador multiuso
- Vela ou flores perfumadas
- Algumas garrafas de água na geladeira
- Um pacote de 6 da sua cerveja local favorita (se os inquilinos tiverem mais de 18 anos, é claro!)
- Vale-presente para o seu café local favorito
Além de oferecer um pacote de boas-vindas único, alguns proprietários chegam a fornecer um pacote mensal de material de limpeza para seus inquilinos. Certamente há custos associados a isso, mas os proprietários que fizeram isso acreditam que seus apartamentos e casas de aluguel são mais comumente devolvidos em ótimas condições se o fizerem. Gastar R$ 100 por mês pode economizar mais do que esse investimento a longo prazo.
Outra coisa a ter em mente em relação aos pacotes de boas-vindas é que algumas empresas locais ficarão felizes em lhe dar cupons ou ofertas especiais para seus novos residentes. Se você tiver tempo, vale a pena perguntar sobre.
Chaves e códigos
Quando seus novos inquilinos finalmente mudarem para sua propriedade de aluguel, é importante se certificar de que eles tenham todas as chaves e códigos de que precisam e assim você tem mais chances de fazer seu inquilino se sentir em casa.
Chaves – Ao fornecer as chaves de sua propriedade a seus novos inquilinos, é sempre melhor que você possa fornecer a eles pelo menos duas chaves para cada fechadura. Isso ajuda a minimizar as chances de o inquilino ficar trancado fora de sua casa simplesmente deixando as chaves dentro e se trancando do lado de fora. Além disso, não se esqueça de incluir as chaves de quaisquer unidades de armazenamento, galpões de serviços públicos ou outros locais em sua propriedade.
Códigos – A sua garagem possui um código que o inquilino pode usar para acessar o imóvel através da garagem? Existe um sistema de segurança que os inquilinos possam usar? Certifique-se de anotar os códigos de segurança em qualquer coisa que exija um código. Se você concordar que os inquilinos definam seus próprios códigos, forneça instruções para fazer isso.
Oriente sobre a vizinhança
Se seus inquilinos são novos na área, eles provavelmente se sentirão sobrecarregados tentando sentir a vizinhança (além do estresse de se mudar!). Você pode ajudar a aliviar esses sentimentos fornecendo algumas dicas / sugestões para ajudar os inquilinos a navegar pela área ao redor de sua nova casa. Esta também é uma oportunidade para você desenvolver um relacionamento mais pessoal com seus locatários. É sempre bom quando os proprietários orientam sobre a mercearia mais próxima, qual pizzaria preferem e qual lavanderia faz o melhor trabalho pelo menor preço. Se você vir os inquilinos tomando café, pode indicar o melhor lugar na sua área.
Se você forneceu a seus inquilinos todas as informações acima e os recebeu em seu imóvel alugado com um pacote de boas-vindas simples, você terá feito muito para minimizar o estresse que ocorre durante a mudança. Ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade de se mudar, você começará sua relação locador-inquilino com o pé direito. Uma forte relação de respeito mútuo com os inquilinos é fundamental para ambas as partes, especialmente considerando que o inquilino médio fica em uma propriedade por mais de 18 meses.
Faça seu inquilino se sentir em casa: vale lembrar
Para garantir fazer seu inquilino se sentir em casa, faça um esforço extra para ter certeza de que você é o melhor proprietário e que a propriedade também está em um lugar onde o seu inquilino deseja ficar.
- Defina a propriedade de aluguel a um valor justo de mercado.
- Seja amigável e prestativo e vá além, enviando um cartão e deixando um presente de mudança.
- Uma boa manutenção é importante para que os reparos sejam corrigidos rapidamente e seus inquilinos não sejam incomodados e se sintam valorizados.
- Verifique a propriedade anualmente ou semestralmente. Mais do que isso, você irritará seus inquilinos.
- Ajude seus inquilinos a desfazer as malas e, se precisarem de uma mesa ou cama extra, ajude com isso.