Se você está considerando os prós e os contras de comprar seu primeiro imóvel para alugar, aqui estão 10 de nossas principais dicas para fazer isso da melhor maneira possível:
Encontre o imóvel certo
A primeira coisa que você precisa decidir é o tipo de inquilino que deseja atrair. Todos os tipos de pessoas alugam propriedades, incluindo estudantes, jovens profissionais, famílias e até negócios corporativos e todos esperam diferentes coisas da propriedade que vão alugar.
Personalize o imóvel de acordo com as suas necessidades e você achará mais fácil atrair o inquilino certo. As famílias vão querer espaço externo, cozinhas em plano aberto e sala de estar e pagarão um valor adicional para morar perto de uma boa escola. Os jovens profissionais podem ficar bem sem um jardim, mas um terraço ou varanda com certeza irá conquistá-los.
Localização é tudo
Pode ser tentador comprar um imóvel para alugar na área onde você mora, mas pense se é boa o suficiente para atrair inquilinos. Ir mais longe pode aumentar suas opções. Com mais e mais pessoas indo para a educação superior, vilas e cidades universitárias são pontos importantes para comprar ou alugar propriedades.
Registre seu imóvel nos serviços de hospedagem da universidade para aumentar suas chances de garantir que seu imóvel seja ocupado a cada período. As propriedades a uma curta distância a pé dos principais empregadores, lojas e ligações de transporte são ideais, mas tente evitar locais perto de discotecas, restaurantes fast-food, ou em estradas e cruzamentos movimentados. Você não quer inquilinos reclamando de barulho, cheiro ou ossos de frango frito espalhados pelo jardim.
Coloque suas finanças em ordem
Depois de encontrar uma compra adequada para alugar um imóvel, você precisará decidir como vai financiar a compra e, a menos que tenha dinheiro vivo, precisará entrar em uma hipoteca. Você precisará garantir que o aluguel que cobra cobrirá os pagamentos da hipoteca e decidir se deseja apenas uma hipoteca de reembolso de juros ou capital a uma taxa fixa ou variável. E não se esqueça de outras despesas, incluindo taxas de avaliação e aplicação, custos de vistoriador e transmissão e imposto de selo.
Mobiliado ou sem mobiliar?
Não há regras sobre se você deve alugar um imóvel mobiliado ou não, mas pode ajudar com os tipos de inquilinos que você deseja atrair. Por exemplo, se você vai alugar um imóvel para estudantes, então você precisará mobiliar a propriedade com móveis robustos e acessíveis que possam suportar a vida e as festas dos estudantes!
Para aluguéis de longo prazo, uma propriedade sem mobília pode ser mais atraente, pois os inquilinos podem escolher seus próprios móveis e podem se sentir mais confortáveis cercados por seus próprios pertences. Uma terceira opção é oferecer uma propriedade parcialmente mobiliada.
A palavra final é sua, mas se você estiver disposto a ser flexível com o mobiliário que oferece, o seu aluguel será acessível para um mercado mais amplo, pelo qual os agentes imobiliários irão agradecer.
Agentes imobiliários
O que nos leva à próxima pergunta – você precisa de um agente? Um agente imobiliário pode agregar muitos benefícios, incluindo o marketing da propriedade, arranjando o aluguel, cobrando o aluguel e lidando com as dúvidas dos inquilinos, manutenção e reparos.
Se você não tem muito tempo livre ou sente que precisa de ajuda profissional com sua primeira compra de imóvel para aluguel, então um corretor de imóveis é provavelmente o melhor caminho. Agentes imobiliários também são boa ideia se você não mora perto do seu imóvel alugado e não tem uma rede de profissionais confiáveis, como encanadores ou eletricistas, a quem possa recorrer.
No entanto, muitos proprietários administram muito bem suas propriedades sozinhos. Você vai economizar nos custos para começar e pode sentir que deseja ser um proprietário prático desde o primeiro dia.
Proteja-se
Antes de alugar sua propriedade, você deve examinar minuciosamente todos os inquilinos em potencial. Nunca julgue um livro pela capa ou inquilinos pelo que eles dizem, certifique-se de fazer uma verificação de crédito e verificar a situação do emprego, salário, identidade e, se possível, coletar algumas referências de proprietários anteriores.
Regras e regulamentos
Seguro, certificados de segurança de gás, esquema de proteção de depósito, alarmes de fumaça e monóxido de carbono – tudo isso com que você precisa se familiarizar antes de se tornar um proprietário, caso contrário, você corre o risco de enfrentar uma multa pesada. Existem muitos regulamentos a que o proprietário deve estar atento.
Recolher o aluguel
Depois que seus inquilinos se mudarem, sua prioridade número um é garantir que você receba o aluguel dentro do prazo. É surpreendente como muitos proprietários não são assertivos o suficiente quando se trata de cobrar aluguel e outros encargos e se você começar a deixar as coisas escaparem, então, antes que perceba, você pode estar correndo atrás de seis meses de pagamentos atrasados.
E se você tem uma hipoteca para pagar, logo poderá ter problemas com o seu credor. Se os inquilinos pararem de pagar aluguel e de ignorar seus e-mails, mensagens de texto e ligações, você deverá iniciar o processo de despejo o quanto antes. É aqui que os agentes imobiliários devem entrar em ação – eles terão estratégias para lidar com inquilinos que pagam atrasado e irão ajudá-lo em quaisquer campos minados legais que você tenha que pisar.
Esteja ao dia com a papelada
Pode ser uma das partes mais trabalhosas de ser um proprietário, mas também é uma das mais importantes, então não negligencie a manutenção da papelada. Pouco e frequentemente é melhor do que permitir que se acumulem, então reserve um tempo toda semana para se manter atualizado.
Mantenha registros de tudo – se você está planejando preencher sua própria declaração de imposto de renda ou contratar um contador para fazê-lo no final do ano financeiro, essa é uma boa ideia. Guardar os recibos também será um salva-vidas se você entrar em uma disputa com seus inquilinos, portanto, certifique-se de começar com um inventário quando o inquilino se mudar e mantenha cópias de recibos, manuais, garantias e quaisquer outros certificados exigidos legalmente.
Não se apegue
Lembre-se de que comprar seu primeiro imóvel para alugar não é o mesmo que comprar um imóvel para você viver. Esse é um negócio e você deve pensar nisso como tal. Ponha de lado suas preferências pessoais e olhe para a propriedade através dos olhos de seus inquilinos em potencial. Decore e mobilie sua propriedade para atrair inquilinos, em vez de para agradar a si mesmo e não fique tentado a instalar eletrodomésticos de última geração, o que, no fim das contas, acaba não contando muito para cobrar um aluguel maior.
Dispositivos caros também virão com contas de conserto caras. Você não pode errar com paredes e tetos brancos ou magnólias e, embora carpetes ou pisos de madeira possam ser mais adequados ao seu estilo, pense em como são fáceis de manter limpos e como seria caro substituí-los